CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Assembleia

Deputados querem 'espaço de diálogo' para revisão do piso salarial

Nesta semana a Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa decidiu encaminhar ao presidente da casa, deputado Gabriel Souza (MDB) e à Mesa Diretora solicitação para que o Parlamento "construa um espaço de diálogo com o Executivo para reavaliar a proposta de reajuste do Piso Regional 2021". A decisão foi tomada em audiência pública virtual.

O tema é o PL 237/2021, encaminhado pelo governador Eduardo Leite (PSDB) para alteração do piso regional. De acordo com a proposta, o reajuste seria de 2,73% sobre a tabela do ano anterior, prevendo ainda retroatividade sobre os valores de fevereiro, que é a data base do piso regional. De acordo com os deputados, o percentual faz com que o trabalhador inserido na menor faixa salarial receba um piso de R$ 1.270,92.

Conforme o presidente da Comissão, deputado Zé Nunes (PT), a proposta é deficitária para recuperar a renda dos trabalhadores frente ao custo de vida e do valor da cesta básica praticado no Rio Grande do Sul. Ele lembrou que, em 2020, o parlamento gaúcho aprovou reajuste zero ao piso.

Zé Nunes afirmou que a renda do trabalhador é um dos elementos centrais para que se possa ter uma atividade econômica importante. Para o presidente da Comissão, toda política que restringe a renda acaba por restringir a atividade econômica. "O que faz a distribuição de renda, o que faz o boteco da esquina, a farmácia, a borracharia, o supermercado e a loja de roupa funcionar é a renda do trabalhador", sublinhou.


Famurs lança campanha sobre volta às aulas Anterior

Famurs lança campanha sobre volta às aulas

RS recebe prêmio nacional por serviços digitais Próximo

RS recebe prêmio nacional por serviços digitais

Deixe seu comentário