Assembleia
Deputados querem 'espaço de diálogo' para revisão do piso salarial
Nesta semana a Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa decidiu encaminhar ao presidente da casa, deputado Gabriel Souza (MDB) e à Mesa Diretora solicitação para que o Parlamento "construa um espaço de diálogo com o Executivo para reavaliar a proposta de reajuste do Piso Regional 2021". A decisão foi tomada em audiência pública virtual.
O tema é o PL 237/2021, encaminhado pelo governador Eduardo Leite (PSDB) para alteração do piso regional. De acordo com a proposta, o reajuste seria de 2,73% sobre a tabela do ano anterior, prevendo ainda retroatividade sobre os valores de fevereiro, que é a data base do piso regional. De acordo com os deputados, o percentual faz com que o trabalhador inserido na menor faixa salarial receba um piso de R$ 1.270,92.
Conforme o presidente da Comissão, deputado Zé Nunes (PT), a proposta é deficitária para recuperar a renda dos trabalhadores frente ao custo de vida e do valor da cesta básica praticado no Rio Grande do Sul. Ele lembrou que, em 2020, o parlamento gaúcho aprovou reajuste zero ao piso.
Zé Nunes afirmou que a renda do trabalhador é um dos elementos centrais para que se possa ter uma atividade econômica importante. Para o presidente da Comissão, toda política que restringe a renda acaba por restringir a atividade econômica. "O que faz a distribuição de renda, o que faz o boteco da esquina, a farmácia, a borracharia, o supermercado e a loja de roupa funcionar é a renda do trabalhador", sublinhou.
Deixe seu comentário