CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

primeiro escalão

Eduardo Leite empossa novos secretários

Os novos titulares da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Silvana Covatti, e de Turismo, Ronaldo Santini, foram empossados pelo governador Eduardo Leite nesta terça-feira, 30/3, em ato transmitido por videoconferência devido às restrições impostas pela pandemia de coronavírus.

A ocasião também marcou a despedida do titular da Seapdr, Covatti Filho, que anunciou a saída do governo do Estado para reassumir como deputado federal. Segundo a mãe do parlamentar, um dos legados do filho na pasta foi tornar o RS livre da vacinação de aftosa. "O meu grande desafio será dar seguimento às ações e ao legado do meu filho, sendo uma mulher e protagonista neste momento histórico, em que enfrentamos tantas dificuldades, mas com a ajuda de todas as entidades que envolvem o agro e que formam o PIB do nosso Estado", destacou Silvana após a posse.

Santini também falou dos próximos passos frente à pasta do Turismo. "Um dos maiores desafios é fazer com que o turismo possa retomar suas atividades com segurança, de forma gradativa e permanente, com muito diálogo, previsibilidade e planejamento para essa indústria sem chaminés e que traz tanto crescimento e desenvolvimento para o RS", destacou o novo secretário.

Também estiveram presentes no ato de posse no gabinete do governador no Palácio Piratini o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos Júnior, e o líder do governo na Assembleia, deputado Frederico Antunes, O vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, outros secretários e líderes políticos participaram por vídeo.

Silvana Covatti

Nascida em Frederico Westphalen, Silvana Covatti chegou pela primeira vez à Assembleia Legislativa gaúcha em 2006. Na sua segunda votação, Silvana foi a deputada mais votada, em 2010. Quatro anos depois foi novamente eleita com expressivo número de votos.

Em 2016, foi a primeira mulher a assumir a presidência da Assembleia em mais de 180 anos de história. Por conta do cargo, assumiu, por cinco dias, o governo do RS na ausência do então governador José Ivo Sartori e do vice José Paulo Cairoli. Nas eleições de 2018, foi novamente eleita deputada estadual.

Silvana também se elegeu presidente do Movimento Mulher Progressista Gaúcha e da Procuradoria da Mulher, na Assembleia. Teve os direitos das mulheres sua principal luta em todos seus mandatos.

Ronaldo Santini

Ronaldo Santini é advogado, natural de Lagoa Vermelha. Deputado federal pelo Rio Grande do Sul, construiu sua experiência política ao longo de 16 anos de atuação em Brasília como assessor parlamentar no Congresso. Foi eleito por dois mandatos para exercer o cargo de deputado estadual na Assembleia gaúcha.

Na Câmara dos Deputados, a atuação parlamentar se destaca na defesa de projetos que visam ao desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Santini foi presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Tradição e Cultura Gaúcha, vice-presidente de Políticas para a Região Sul da Frente Parlamentar da Agropecuária, também atuou como coordenador-geral da Frente Parlamentar Mista dos Caminhoneiros Autônomos e Celetistas e na coordenação-geral das Frentes Parlamentares Mistas pela Conclusão da BR-285 e da BR-470.

Raquel Teixeira

Na segunda-feira, 29/3, o Governador já havia empossado a nova comandante da Educação. A professora Raquel Teixeira é natural de Goiânia (GO) e antes de aceitar o convite, Raquel atuava como Coordenadora da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação de São Paulo, do governo paulista.

Ela tem doutorado em Linguística pela University of California, em Berkeley, graduada em Letras e mestre em Letras e Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). Também tem especialização em Etnolinguística pela Universidade Federal de Goiás e pós-doutorado em Língua e Cultura pela Escola de Altos Estudos de Paris.

Raquel Teixeira é membro fundadora e integrante do Comitê Técnico do Todos pela Educação, além de integrante da Academia Feminina de Letras de Goiás.

Nos últimos 20 anos, foi secretária da Educação, secretária de Ciência e Tecnologia, secretária de Cultura, secretária de Cidadania e secretária de Esporte em Goiás. Foi também conselheira do Conselho Nacional de Educação e deputada federal por oito anos. Em 2017, durante a gestão como secretária da Educação, Goiás foi o único Estado a bater todas as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).


Estado e Assembleia lançam primeira etapa da campanha Valores que Ficam Anterior

Estado e Assembleia lançam primeira etapa da campanha Valores que Ficam

Leite mantém restrições de horários e aos finais de semana Próximo

Leite mantém restrições de horários e aos finais de semana

Deixe seu comentário