Demandas
Famurs reúne entidades agrícolas para debater estiagem
Divulgação / Cristiano Guerra imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) reuniu nesta terça-feira, 15/2, entidades representantes do agronegócio com o objetivo de alinhar as demandas e propostas para superar a estiagem no Estado. O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes (PP), participou do encontro.
As formas de amenizar os prejuízos econômicos foram o principal tema discutido. Entre as principais demandas solicitadas, encontra-se a implementação com urgência do programa Avançar na Agricultura, com ampliação e disponibilização de recursos para o setor.
O governo estadual considera os recursos do programa a principal ferramenta disponível para lidar com a crise hídrica.
A modernização e ampliação da irrigação, com a escavação de poços, açudes e estruturação das redes de distribuição de água, é um dos principais eixos do Avançar, mas para isso é necessário efetividade nos repasses de recursos, que ainda não ocorreram em sua totalidade prometida.
"Na condição de líder do governo recebi as demandas e irei encaminhá-las ao governador Eduardo Leite e aos secretários Artur Lemos e Silvana Covatti", prometeu Frederico Antunes, após ouvir os pedidos.
Na próxima quinta-feira, dia 24/02, a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), juntamente com a Famurs e entidades ligadas ao setor, irão realizar um grande ato, solicitando a alteração no orçamento federal e a liberação de recursos aos afetados pela estiagem.
Os recursos federais são a principal esperança para enfrentar a crise. Atualmente 354 municípios tiveram seu estado de emergência reconhecido pela União, o que permite a solicitação de ajuda financeira por parte do Governo Federal. Contudo, até o momento, há apenas promessas de liberação de linhas de crédito para agricultores.
Deixe seu comentário