CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Nova manifestação

Famurs segue contra a volta às aulas e condicionamento para liberar eventos

 A direção da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) divulgou nova manifestação acerca da retomada das aulas presenciais no Estado e, pela terceira vez, se disse contrária a medida.  

A decisão foi tomada na manhã de quarta-feira, 28/10, em reunião com a presença da direção da entidade e dos presidentes das regionais. O encontro foi motivado pela decisão do governo do Estado em apenas liberar pequenos eventos em municípios que autorizarem o retorno das aulas. A ampla maioria dos representantes se posicionou contrário a volta às aulas e entende que os gestores têm autonomia para decidir sobre a liberação de atividades em seus municípios.

Para a entidade este ainda não é o momento mais seguro para o retorno de servidores e alunos às escolas. A Famurs diz que os municípios terão dificuldade para atender os protocolos no transporte escolar e que as instituições de ensino não estão devidamente equipadas e preparadas para o retorno das atividades presenciais. No entanto, a entidade diz que respeita os gestores que entenderem que o seu município tem condições e segurança para retomar às aulas presenciais.

O presidente da Famurs e prefeito de Taquari, Maneco Hassen, enfatizou que os municípios também devem enfrentar dificuldade na fiscalização de cumprimento dos protocolos sanitários. "Os prefeitos e prefeitas não terão condições de fiscalizar tamanha quantidade e diferença de protocolos estabelecidos pelo governo do Estado, precisamos fazer este alerta, pois amanhã ou depois poderemos ser cobrados", alertou.

"A Famurs também compreende que o Estado deveria ampliar uma campanha de conscientização para que a população cumpra os protocolos sanitários, tendo em vista que mais atividades estão sendo liberadas pelo governo estadual", diz a entidade.

A reuniu acabou com a definição de que a entidade buscará uma reunião com o Ministério Público Estadual para debater a dificuldade do retorno das aulas, o condicionamento da liberação de eventos e a posição do órgão a respeito do tema.

Candidatos a prefeito se enfrentam em debate promovido pelo Siprom Anterior

Candidatos a prefeito se enfrentam em debate promovido pelo Siprom

Cpers pedirá esclarecimentos sobre proposta do Estado Próximo

Cpers pedirá esclarecimentos sobre proposta do Estado

Deixe seu comentário