Estiagem
Governo entrega demandas do RS à ministra Tereza Cristina
Divulgação / Palácio Piratini imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, realizou nesta quarta-feira, 12/1, uma visita ao Rio Grande do Sul para acompanhar os efeitos da estiagem no estado. Em sua passagem pelo munícipio de Santo Ângelo, foi acompanhada pelo vice-governador Ranolfo Vieira, que fez a entrega de um ofício com as demandas do Estado a serem repassadas ao governo federal.
Assinado pelo governador Eduardo Leite, que não pode fazer a entrega pessoalmente devido ao diagnóstico positivo de covid, o ofício lembrou que a maioria dos municípios têm relevante dependência da agropecuária responsável por mais de 40% do PIB estadual, com participação superior a 60% nas exportações totais do Rio Grande do Sul. Assim, a situação de perdas provocadas por estiagens traz enormes prejuízos para a economia, o meio ambiente e a sociedade em geral.
O documento reúne demandas do Estado, consolidadas após conversas com representantes de entidades rurais, prefeitos e deputados estaduais. Entre os pedidos estão a viabilização de recursos federais para subsidiar juros das operações de crédito rural na agricultura familiar e cooperativas agropecuárias, disponibilização de grãos de milho via Programa de Vendas em Balcão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e aquisição de leite emergencial via Conab para impedir a queda do preço pago ao produtor.
Além disso, foi solicitada a revisão da legislação ambiental de modo a interpretar a reserva de água como de relevante interesse social em partes das áreas de preservação. Junto disso, foi pedida a regulamentação da Lei Federal 14.275, que dispõe sobre medidas emergenciais de amparo à agricultura familiar para mitigar os impactos socioeconômicos da Covid-19, como linhas de crédito com taxa de juros 0%.
Deixe seu comentário