Quarta semana
Governo mantém Alerta para todo o Estado
Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Grande número de casos confirmados ainda preocupa.
Pela quarta semana consecutiva o Gabinete de Crise do Estado decidiu, depois de reunião semanal realizada nesta quarta-feira, 16/2, manter os Alertas para todas as regiões covid do Sistema 3As de Monitoramento, responsável pelo gerenciamento da pandemia no Rio Grande do Sul.
Desta vez, a justificativa pela manutenção dos estados de alerta é a conjuntura estadual, e não somente a situação das regiões especificamente.
Algumas regiões seguem apresentando crescimento de casos, ocupação em leitos clínicos e de UTIs e também de óbitos. Mesmo que outras apresentem estabilização ou queda nesses números, os patamares ainda são altos e podem, facilmente, voltar a crescer, segundo o Gabinete.
O governo considerou ainda a expectativa de aumento de circulação de pessoas, nas próximas semanas, provocado pelo retorno às atividades após as férias, pela volta às aulas e pelo Carnaval.
Quando a situação de alerta é decretada, as regiões covid devem apresentar em até 48h novas medidas para conter as infecções e diminuir as internações. As regiões também podem manter as medidas já adotadas em alertas anteriores, caso o Gabinete de Crise, que avalia os planos, concorde com isso.
Nesta semana, a média móvel de casos confirmados de covid-19 teve queda de 28%, baixando de 17,4 mil casos por dia para 12,6 mil. Com isso, a incidência semanal de casos no Estado é de 775 por 100 mil habitantes.
No mesmo período, o número de internados, entre suspeitos e confirmados, diminuiu em 295. A taxa de ocupação das UTIs do Estado está em 64,4%. Foram registrados 375 óbitos na semana, uma média de 53,6 por dia, o que ainda representa uma elevação semanal de 8,1%, um dos principais motivos de preocupação.
Deixe seu comentário