CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Avançar na Agropecuária

Município cadastra proposta para receber poços e microaçudes

Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

A Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária (SMAP) encaminhou para o Governo do Estado um documento manifestando o interesse em habilitar-se para a primeira etapa do Programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural - eixo estratégico Irriga RS. O programa irá financiar a escavação de microaçudes e perfuração de poços artesianos nas localidades escolhidas pela Prefeitura.

Nesta primeira etapa, Cachoeira do Sul cadastrou as seguintes propostas: um poço artesiano, sendo que a construção da rede de distribuição dessa água até as propriedades será uma contrapartida que caberá ao município; e dez microaçudes voltados para agricultores familiares.

Além destas propostas, Cachoeira do Sul será contemplada com cisternas para reserva de água. Para este grupo, a Emater, em conjunto com a SMAP, realizará levantamento técnico para apontar os produtores com prioridade na produção de leite, suíno ou aves.

O Governo Estadual ainda vai receber até segunda-feira, 24/1, a manifestação de interesse de gestores municipais para a escavação dos microaçudes e perfuração dos poços artesianos. Além de marcar a primeira fase do programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural, as obras também visam conter os efeitos da estiagem que afeta o RS.

Segundo a secretária estadual Silvana Covatti, todos os municípios que manifestarem interesse receberão microaçude e poço, visando ao atendimento, em especial, das comunidades rurais que mais sofrem com escassez de recursos hídricos.

A proposta é que sejam escavados, num primeiro momento, dez microaçudes por município, em média. Ao todo, 6 mil microaçudes estão previstos no Avançar.

O programa também prevê a perfuração de 750 poços artesianos que serão entregues prontos para uso às localidades. A ideia é que cada município receba, no mínimo, um poço. Lançado em 2 de dezembro do ano passado, o Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural prevê um investimento de R$ 275,9 milhões na área.


Prefeitura envia ao Dnit pedido de liberação da Ponte do Fandango Anterior

Prefeitura envia ao Dnit pedido de liberação da Ponte do Fandango

Confira quem deve concorrer ao Governo do Estado em 2022 Próximo

Confira quem deve concorrer ao Governo do Estado em 2022

Deixe seu comentário