Avançar na Agropecuária
Município cadastra proposta para receber poços e microaçudes
Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
A Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária (SMAP) encaminhou para o Governo do Estado um documento manifestando o interesse em habilitar-se para a primeira etapa do Programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural - eixo estratégico Irriga RS. O programa irá financiar a escavação de microaçudes e perfuração de poços artesianos nas localidades escolhidas pela Prefeitura.
Nesta primeira etapa, Cachoeira do Sul cadastrou as seguintes propostas: um poço artesiano, sendo que a construção da rede de distribuição dessa água até as propriedades será uma contrapartida que caberá ao município; e dez microaçudes voltados para agricultores familiares.
Além destas propostas, Cachoeira do Sul será contemplada com cisternas para reserva de água. Para este grupo, a Emater, em conjunto com a SMAP, realizará levantamento técnico para apontar os produtores com prioridade na produção de leite, suíno ou aves.
O Governo Estadual ainda vai receber até segunda-feira, 24/1, a manifestação de interesse de gestores municipais para a escavação dos microaçudes e perfuração dos poços artesianos. Além de marcar a primeira fase do programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural, as obras também visam conter os efeitos da estiagem que afeta o RS.
Segundo a secretária estadual Silvana Covatti, todos os municípios que manifestarem interesse receberão microaçude e poço, visando ao atendimento, em especial, das comunidades rurais que mais sofrem com escassez de recursos hídricos.
A proposta é que sejam escavados, num primeiro momento, dez microaçudes por município, em média. Ao todo, 6 mil microaçudes estão previstos no Avançar.
O programa também prevê a perfuração de 750 poços artesianos que serão entregues prontos para uso às localidades. A ideia é que cada município receba, no mínimo, um poço. Lançado em 2 de dezembro do ano passado, o Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural prevê um investimento de R$ 275,9 milhões na área.
Deixe seu comentário