CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Pandemia

PL pune com prisão e multa quem fizer aglomeração

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

O deputado federal gaúcho Jerônimo Goergen (PP) protocolou na terça-feira, 30/3, um projeto de lei que tipifica criminalmente as condutas de organizar e participar de eventos clandestinos e aglomerações indevidas, violando regras de distanciamento social impostas pelo Poder Público durante pandemia de covid-19. De acordo com o texto, os envolvidos ficam sujeitos a pena de dois a oito anos de reclusão e ao pagamento de multa.

A proposta vai mais além da condenação criminal, obrigando os "baladeiros" a ter que reembolsar o tratamento recebido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na hipótese de estar contaminado pelo novo coronavírus. Também determina a retirada de todos do atendimento prioritário em caso de colapso e superlotação nas unidades de saúde. Por fim, os organizadores das festas e o público participante são colocados no final da fila de vacinação, após a imunização de todos os grupos da sociedade.

Para Jerônimo, é preciso dar uma resposta exemplar "àqueles que insistem em atrapalhar os esforços contra a propagação da doença. Estamos criando um novo tipo penal, de maneira escalonada, para punir quem organiza e participa de eventos clandestinos, violando regras de distanciamento social impostas por União, Estados e municípios", argumentou o parlamentar.

Caminhoneiros

Goergen vem apresentando uma série de ações relacionados à pandemia causada pelo novo coronavírus. Entre elas está o pedido de que os caminhoneiros sejam vacinados em abril, junto com professores e policiais. O pedido foi feito através de ofício ao Ministério da Saúde.

O Deputado solicitou a inclusão dos motoristas de caminhão no grupo prioritário do Plano Nacional de Imunização (PNI) avaliando que, desde o início da pandemia eles estiveram na linha de frente da logística de abastecimento de toda a população brasileira, não deixando faltar os produtos necessários ao enfrentamento da covid-19. "Além disso, a categoria vive na estrada, exposta a todos os riscos imagináveis, na maioria das vezes distante de um hospital ou um posto de saúde", argumentou o parlamentar.


Justiça suspende decreto que permitia abertura do comércio Anterior

Justiça suspende decreto que permitia abertura do comércio

Governo protocola projeto do auxílio emergencial gaúcho na Assembleia Próximo

Governo protocola projeto do auxílio emergencial gaúcho na Assembleia

Deixe seu comentário