Em discussão
Projeto garante institucionalização de idosos carentes paga pela prefeitura
Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Nesta semana, esteve em segunda discussão no plenário da Câmara de Vereadores o Projeto de Lei (PL) número 55/2022, que autoriza - e na prática incentiva - a Prefeitura a firmar convênios com Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) de Cachoeira. A proposta aguarda agora o parecer do relator para poder voltar ao plenário e ser votada.
Através do convênio, o Executivo iria comprar vagas nas ILPIs - popularmente chamadas de asilo - para garantir o cuidado de idosos em situação de vulnerabilidade no município. Conforme o texto da proposta, dependendo da condição socioeconômica do idoso, "o Poder Público poderá atuar de forma complementar, arcando com o valor total ou parcial dos custos da compra da vaga".
O vereador Nelson Azevedo (Republicanos), autor da proposta, justifica a importância de seu projeto lembrando que no último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mais de 10 mil cachoeirenses tinham 65 anos ou mais e que "e este número tende a aumentar cerca de 15% na próxima coleta de dados censitários".
Além disso, o parlamentar lembra que só há uma entidade filantrópica voltada ao acolhimento de idosos, o que justificaria o investimento municipal em instituições privadas que também prestam esse serviço.
Deixe seu comentário