Carlos Dreyer
CACHOEIRA S/A
"Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou Iutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é decidir."
Clarice Lispector
Valdô começa de novo
O professor de Educação Física que começou fazendo camisetas em serigrafia para o time de vôlei e depois para os alunos, criou uma empresa conhecida em todo o Rio Grande do Sul, passou o comando para os filhos e hoje continua trabalhando no novo empreendimento, instalando toldos e fachadas. Valdomiro Ribeiro Filho, que toda a cidade conhece como Valdô, não consegue parar de trabalhar - na semana passada, podia ser visto em cima de um andaime finalizando o logotipo de um cliente em Dom Pedrito.
Formado na antiga Escola Superior de Educação Física (ESEF), com pós-graduação em ciência e Medicina do Esporte pela PUC, atuou 18 anos no magistério público estadual. Durante cinco anos conciliou o trabalho com as aulas, até que não foi mais possível. Há 30 anos, a serigrafia iniciou no porão da sua casa, ocupou a sala até que foi adquirido o terreno ao lado, construído o prédio da Valdô Comunicação Visual e a ampliação, muito investimento em máquinas e qualificação profissional. Há 10 anos começou a transição para o filho Vinícius. Mas o professor não aguentou ficar parado, começando o novo empreendimento, que faz serviços para a Valdô, mas é totalmente independente. Ele tem a sorte de fazer o que gosta.
Casa do Arquiteto surpreende cachoeirenses
"Muita gente daqui nos encontra na internet e depois vem contar que não sabia que na cidade tinha o que procuravam!", diverte-se Vinícius Ache Ribeiro (à esquerda na foto). Há cinco anos ele e o irmão, Mateus, desenvolvem a plataforma e-commerce Casa do Arquiteto, onde oferecem quadros e esculturas para decoração de paredes - algumas são frases.
À frente da sucessão da Valdô Comunicação Visual, Vinicius é formado em Administração de Empresas pela Ulbra e vem desenvolvendo o projeto de expansão da empresa: "Investimos em tecnologia, vendo oportunidades nos mercados em que atuamos, e este foi um teste que deu certo". A Casa do Arquiteto vende para todo o Brasil e menos de 1% corresponde a vendas para Cachoeira. Mateus Ache Ribeiro cuida do marketing digital e de produtos. Veja mais em www.casadoarquiteto.com.br.
Serviços aponta impacto de 8% nos preços
O presidente da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, Sérgio Gallindo, afirmou que a reforma tributária em discussão na Câmara dos Deputados (PEC 45/19) terá um impacto nos preços do setor de serviços de 8%. A avaliação foi feita durante reunião virtual promovida pela União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços com a participação do relator da reforma deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).
A proposta da reforma tributária cria o Imposto sobre Bens e Serviços, unificando três tributos federais (PIS, Cofins e IPI) com o ICMS e o ISS. Já o governo apresentou o Projeto de Lei 3887/20, que cria primeiro uma Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) apenas com os tributos federais, PIS e Cofins. Em qualquer cenário, porém, a tributação sobre parte do setor de serviços deve aumentar.
A assessora especial do Ministério da Economia, Vanessa Canado, defendeu a aprovação da CBS para que sejam feitos testes de arrecadação e para que haja uma discussão maior sobre IPI e ICMS, que são alvos de maiores benefícios fiscais. Ela também espera uma discussão sobre o equilíbrio da carga tributária nacional: "Por que as pessoas têm que pagar menos quando consomem serviços e mais quando consomem bens? Ou menos quando consomem determinados serviços ou menos quando consomem determinados bens? Essa discussão é legítima, saber o que a sociedade quer em termos de equilíbrio da carga tributária".
RÁPIDAS S/A
- Impressionante o silêncio das entidades empresariais sobre um tema tão importante como a alteração do Plano Diretor. Talvez o entendimento geral seja que nada vai andar em um ano eleitoral, ou a movimentação aconteça nos bastidores.
- Funerária Madre Teresa renovou a página na internet, que ficou mais moderna e responsiva, isto é, está adaptada para ser visualizada no celular.
- Os dados de emplacamentos de veículos registrados no mês de julho demonstram o descompasso do Rio Grande do Sul em relação à dinâmica de recuperação das vendas de veículos no Brasil, aponta a seccional gaúcha da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores.
- Enquanto em todo o país houve crescimento de 43,61% nos emplacamentos de junho para julho (de 194.345 unidades para 279.103), no Estado o aumento foi de apenas 18,06% (de 10.099 para 11.923 veículos).
- Aliás, o novo equipamento instalado na viatura da Brigada Militar, que informa automaticamente que o licenciamento de veículos está vencido, está levando muitos cachoeirenses a só circular em ruas menos movimentadas. Que fase!
- Quem não pode (ou não deveria) se queixar é o setor imobiliário. Dinheiro graúdo está deixando as aplicações financeiras para comprar imóveis. Os aluguéis estão rendendo bem mais.
TOQUES S/A
- Após desenvolver um programa de computador ou versão mais atualizada, e possível solicitar seu registro, garantindo maior segurança jurídica, caso ocorra demanda judicial para comprovar a autoria ou titularidade do mesmo.
- Antes de investirem em alternativas energéticas, os empresários poderiam reduzir ao máximo as atuais contas de luz. Esta economia pode impactar futuras decisões sobre investimentos.
Deixe seu comentário