Carlos Dreyer
CACHOEIRA S/A
"Uma sociedade de carneiros acaba por gerar um governo de lobos."
Vitor Hugo
Clip Dipel preparada para o novo
De funcionário de papelaria a um dos empresários mais influentes do Estado no seu ramo de atividade, Ricardo Schaurich está vendo as mudanças de hábitos dos consumidores, que surpreendentemente fizeram crescer alguns departamentos da Clip Dipel. "Ficamos dez dias parados, durante duas semanas fizemos apenas telentregas e agora a rede Clip está se preparando para o novo momento", revela o lojista. "Hoje o cachoeirense está comprando mais em Cachoeira", constata. Tudo começou há 29 anos, quando ele comprou a papelaria onde trabalhava, que tinha duas lojas, em sociedade com dois cunhados. Pouco depois comprou a parte de um e ficou com uma das lojas, na Rua Major Ourique, ao lado do Bradesco. Dali partiu para a esquina da Rua 7 de Setembro, onde hoje está a loja Prata, e depois levou a Dipel para o prédio da Casa Augusto Wilhelm. Há seis anos construiu a atual sede, na Major Ourique.
Há quatro anos fundou a rede Clip com outros empresários do ramo: "Mais do que deu certo, hoje é quase impossível sobreviver sem uma rede, que é garantia de preço bom", avalia. A lógica é que várias lojas comprando em conjunto conseguem preços menores com os fornecedores, vantagem que é repassada aos consumidores. "Sempre têm itens novos, promoções e preços muito acessíveis", explica. Neste sábado começa o Bazar dos Cristais, com até 70% de desconto.
Ricardo comenta que desde março deste ano vem acompanhando o crescimento dos departamentos de artesanato, trabalhos manuais e artes, onde as vendas cresceram cerca de 30% - os clientes passam mais tempo em casa e têm tempo para estas atividades. Os artigos de material de escritório e informática também estão em alta, em função do home-office. "Nem o material escolar baixou as vendas", comemora.
"O segredo do sucesso é trabalho, se atualizar, levantar da cadeira e botar a mão na massa", ensina. Os produtos para o Natal da covid-19 já foram comprados, tudo online porque as feiras foram canceladas, em igual volume ao do ano passado: "As pessoas vão passar em casa, valorizando o clima natalino", prevê Ricardo Schaurich.
Ópticas Bartmann chega a Santa Cruz
Quando muitos fecham as portas, demitem e pensam em desistir em função da crise econômica gerada pela pandemia, a Ópticas Bartmann abre a sexta loja, na terceira cidade fora de Cachoeira do Sul. A filial em Santa Cruz foi inaugurada na segunda-feira, dia 3, na Rua Marechal Floriano, 640, conhecida como "Túnel Verde". "Estamos com ótimo movimento", comemora Gilberto Bartmann. "Faz muitos anos que temos vontade de abrir uma filial lá, por ser uma cidade de grande potencial econômico, estar próxima e principalmente para atender nossos clientes que moram em Santa Cruz, que confiam na empresa, afinal são mais de 60 anos no ramo", conta.
As filiais de Agudo e Candelária estão consolidadas e continuam, assim como as três lojas em Cachoeira. "Estamos sempre buscando inovar e melhorar, reformas estão previstas para Agudo", adianta o empresário. "No setor da óptica, por ser questão de saúde e necessidade, os clientes procuram a loja. No setor da joalheria e relojoaria o WhatsApp tem sido uma ferramenta indispensável", informa Gilberto Bartmann.
Pesquisa para presente do Dia dos Pais
A crise do coronavírus não deverá ser um impeditivo para a compra de presentes para os pais. É o que indica a sondagem realizada pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre sobre a intenção de consumo para o Dia dos Pais. Com a data, cerca de R$ 128 milhões devem ser movimentados no comércio. O valor representa uma variação nominal de -14,1% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o cálculo foi de uma injeção de R$ 149 milhões na economia com a data. O ticket médio deverá ficar em torno de R$ 173.
Os consumidores preferem presentear os pais com roupas (41,7%), perfumaria/cosméticos (21,4%) e calçados (18,6%). Perguntados o que ajuda a escolher o presente, 48,3% responderam que são as pesquisas na internet, 48,3% as vitrines, 28,6% as propagandas na internet, 17,4% as propagandas na TV, 14,9% os panfletos e encartes, 14% as redes sociais e WhatsApp. Quanto à forma de pagamento, 34% vão pagar o presente à vista e em dinheiro, 33,7% com cartão de crédito parcelado, 20,3% com cartão de crédito à vista e 18% com cartão de crédito em 1 vez.
RÁPIDAS S/A
- Na semana passada, a coluna informou que o Servicon, de Iara Farias, se mudaria para sede própria. Na verdade, o prédio foi construído sob medida para o escritório pelo dono do terreno, Lauri Katzer, que vai alugar por longo prazo ao Servicon.
- O Banco Central reduziu a Selic em 0,25 ponto, para 2% ao ano. É o menor patamar histórico da taxa básica de juros no Brasil. No final de julho de 2019, a taxa de referência brasileira estava em 6,5%.
- Inaugurou a Casa do Eletricista, na esquina das ruas Júlio de Castilhos e Duque de Caxias. O empreendimento é dos sócios Daniel Leite, a esposa Letícia Moro Leite e Alexandre Hunter.
- A indústria brasileira teve alta acima da esperada em junho, subindo 8,9%, segundo dados divulgados pelo IBGE. O destaque foi a categoria de bens de consumo.
- Desde o surto da covid-19, o varejo total recuou 26,3% no Brasil, de acordo com dados da Cielo.
- A atriz Marina Ruy Barbosa lançou sua marca de roupas sustentáveis, a Ginger. A coleção esgotou no mesmo dia.
TOQUES S/A
- Startups terão exame de patente mais rápido. A iniciativa busca ajudar as empresas de base tecnológica a se consolidarem no mercado, uma vez que a patente atesta a originalidade de suas intenções
- A maioria das empresas não conhece uma ferramenta poderosa que mostra a formação da conta de energia, onde é possível definir o perfil de consumo. Esta ferramenta pode ser o passo inicial para um estudo da redução dos custos da energia, pois torna visível o reflexo das decisões operacionais da empresa no custo da energia.
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