Assembleia Legislativa
Deputados aprovam prorrogação de contratos emergenciais do IPE
Divulgação / ALRS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Projetos foram aprovados de forma unânime.
Os deputados aprovaram na sessão desta terça-feira, 14/6, da Assembleia Legislativa gaúcha dois projetos do governo do Estado que prorrogam o contrato de servidores públicos em caráter emergencial. Um deles, que recebeu 48 votos favoráveis e nenhum contrário, autoriza a prorrogação de contratos emergenciais de 22 servidores do IPE-Sáude. Com placar idêntico, foi aprovado também o projeto que autoriza o Poder Executivo a prorrogar 62 contratos temporários para a Secretaria da Saúde.
O deputado Pepe Vargas (PT) anunciou o voto favorável de sua bancada às duas proposições, mas alertou que elas não são suficientes para enfrentar a precarização que atinge a área da saúde. Ele revelou que o IPE-Saúde conta com apenas 121 funcionários para atender cerca de um milhão de usuários, enquanto a Unimed tem 1200 agentes administrativos para realizar o atendimento de 600 mil clientes.
"O IPE-Saúde conta com 40 servidores efetivos, 17 cedidos, 12 CCs, 23 requisitados e 25 temporários. Isso explica porque há agências fechadas no interior e dificuldades imensas no atendimento ao público", disse, lembrando ainda que o Regime de Recuperação Fiscal dificultou a realização do concurso público que estava em andamento.
O deputado Dr. Thiago Duarte (União) alertou que, além da falta de servidores, a direção do IPE-Saúde precisa rever os valores pagos aos médicos. Segundo ele, a taxa da visita médica, em caso de cirurgia, "não cobre a tarifa do estacionamento do hospital".
Deixe seu comentário