CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

2022 vem aí

Governo do Estado muda discurso e aposta na recuperação financeira

As aspirações do governador Eduardo Leite (PSDSB) em âmbito nacional para as eleições de 2022 devem nortear a segunda parte de sua administração no Estado. Depois de bater na trave em questões como o modelo de distanciamento controlado criado para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus e das tentativas de reforma tributária, a ordem é deixar o discurso coitadista do endividamento e partir para uma onda de recuperação financeira surpreendente. 

O tom ainda é de cautela, mas as mudanças já são notadas. Pelo terceiro mês consecutivo, o governo do Estado pagará em dia a integralidade da folha dos servidores do Executivo. Leite anunciou o feito durante ato de entrega de 46 ônibus rurais escolares nesta quinta-feira, 21/1, uma semana antes da data do pagamento

No anúncio, ele agradeceu o apoio dos deputados que se posicionaram favoráveis a projetos que considera vitais para o avanço, como reforma Administrativa e da Previdência. Os depósitos serão realizados na sexta-feira, dia 29 pelo Tesouro do Estado aos cerca de 339,8 mil vínculos.

Dinheiro entrando

Para garantir sucesso na empreitada, Leite conta com aumento na receita. A primeira aposta é a concretização das privatizações do setor energético, que garantirão o ingresso de bilhões de reais nos caixas do Estado. A estimativa da secretaria da Fazenda é de que a venda do grupo CEEE seja concluída ainda no primeiro semestre e que a partir de agosto as ações se voltem para a Sulgás.

Outro ponto é a Previdência. O Executivo planeja reapresentar o projeto de reforma da previdência dos servidores militares, que trata de mudança na alíquota de contribuição. Se aprovada, a alteração garantirá cerca de R$ 200 milhões ao ano.

Ainda nesta área, Leite espera contar com os recursos dos fundos previdenciários, criados em 2011 para receber as contribuições de servidores que ingressaram a partir de então e sustentar as aposentadorias no futuro. Em 2020 o Governador obteve na Assembleia a autorização para utilizar os recursos e, embora haja manifestação da Secretaria da Previdência, vinculada ao Ministério da Economia, de que a mudança contraria normas constitucionais, a Fazenda acredita que as tratativas com o órgão poderão se resolver ainda no primeiro trimestre.

Outra receita prevista é o recebimento da segunda parcela do acordo com a União para recuperação de perdas decorrentes da Lei Kandir, no valor de R$ 276 milhões, que pode aumentar em função dos critérios adotados na negociação.


Leite se reunirá com fabricantes da Sputnik V Anterior

Leite se reunirá com fabricantes da Sputnik V

Ministério Público de Contas recomenda rejeição das contas do governo Leite Próximo

Ministério Público de Contas recomenda rejeição das contas do governo Leite

Deixe seu comentário