CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Eleições 2022

Janela para deputados trocarem de partido abriu nesta quinta-feira

Ilustração / Câmara imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Deputadas e deputados federais ou estaduais que pretendem trocar de partido político antes das Eleições 2022 terão 30 dias para fazê-lo sem perder o mandato por infidelidade partidária. Esse período é a chamada janela partidária, que começou a ser contada a partir desta quinta-feira, 3/2, e termina no dia 1º de abril.

A janela partidária faz parte do Calendário Eleitoral e está prevista na Lei dos Partidos Políticos. A regra foi regulamentada pela Reforma Eleitoral de 2015, após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que firmou o entendimento segundo o qual o mandato obtido nas eleições proporcionais (deputados e vereadores) pertence à agremiação, e não aos candidatos eleitos.

O parlamentar que trocar de partido fora da janela partidária sem apresentar justa causa pode perder o mandato. São consideradas "justa causa" as seguintes situações: criação de uma nova sigla; fim ou fusão do partido; desvio do programa partidário ou grave discriminação pessoal.

Em 2018, o TSE decidiu que só pode usufruir da janela partidária a pessoa eleita que esteja no término do mandato vigente. Ou seja, vereadores só podem migrar de partido na janela destinada às eleições municipais, e deputados federais e estaduais naquela janela que ocorre seis meses antes das eleições gerais.

Até o momento, um dos partidos que mais deve ser beneficiado com as trocas partidárias é PL, que mesmo antes da janela já ganhou 11 deputados e perdeu apenas três.

O ministro do Trabalho e Previdência e pré-candidato ao Governo do RS, Onyx Lorenzoni, esteve recentemente em um evento durante evento que reuniu cerca de 300 líderes políticos filiados ao DEM que deixarão o recém-criado União Brasil para se filiar ao Partido Liberal (PL), do presidente Jair Bolsonaro.

O deputado estadual Eric Lins (DEM), que já foi vereador de Uruguaiana, é mais um dos políticos que devem ir para o PL. A mudança de partido de Lins ocorre para que possa concorrer à deputado Federal.


Sancionada lei que amplia cobertura de tratamentos em planos de saúde Anterior

Sancionada lei que amplia cobertura de tratamentos em planos de saúde

TSE confirma cassação de deputado estadual Próximo

TSE confirma cassação de deputado estadual

Deixe seu comentário